O movimento sindical está de luto: morreu Maria Emília Reis

Comunicado de Imprensa n.º 024/14

O movimento sindical está de luto: morreu Maria Emília Reis

Morreu Maria Emília Reis, dirigente empenhada da CGTP-IN que dedicou toda a sua vida ao Movimento Sindical e à luta pela defesa dos direitos, pela dignificação das/dos trabalhadoras/es, pela igualdade entre mulheres e homens e por uma sociedade de progresso e de justiça social.

Maria Emília Reis pertenceu aos quadros dirigentes da CGTP-IN de 1977 a 2003. Foi eleita membro da Direcção Nacional da CGTP-IN no Congresso de todos os Sindicatos em Janeiro de 1977 até 2003 (26 anos), e integrou a sua Comissão Executiva de 1986 até 2003 (17 anos).

Foi dirigente sindical do Sector Têxtil, Vestuário e Calçado, Militante dos Movimentos Operários da Acção Católica e da Base-FUT, fez parte da Comissão Directiva do Sindicato do Vestuário do Porto logo após 25 de Abril de 1974.

A CGTP-IN presta homenagem a Maria Emília Reis, dirigente dedicada que as/os trabalhadoras/es jamais esquecerão, nas muitas lutas partilhadas.

Nesta hora difícil para todos quantos partilham ideais, valores e causas com a Maria Emília é com enorme pesar que apresentamos as nossas sentidas condolências à família, ao Sindicato, à Federação do sector a que pertenceu e aos amigos, enviando a todos um forte abraço solidário.

A melhor forma de honrar a memória de Maria Emília é prosseguir e intensificar a luta pelos valores de Abril e do projecto CGTP-IN, por uma sociedade de progresso e de justiça social.

O funeral realiza-se terça-feira, dia 29 de Abril, às 10:00 horas, na Igreja das Antas (junto à Torres das Antas), no Porto, e seguirá para o Cemitério do Prado do Repouso, onde o corpo será cremado.

Lisboa, 27.04.2014
DIF/CGTP-IN