No passado dia 27 de Novembro, a CGTP-IN promoveu, com o apoio do INOVINTER, na Casa do Alentejo, em Lisboa, o Encontro Sindical de Solidariedade com os Trabalhadores e o povo da Palestina. Participaram no Encontro o Secretário-geral adjunto da GUPW - Central Sindical Palestina, Mohammed Yahya; o Sr. Embaixador da Delegação Geral da Palestina em Portugal, Hikmat Ajjuri; o Secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos; o Secretário internacional da CGTP-IN, Augusto Praça e, a responsável pela pasta da Paz e Solidariedade do Departamento internacional da CGTP-IN, Ana Pires.
No encontro houve espaço para o visionamento de um excerto de video/documentário sobre o quotidiano dos trabalhadores e povo da palestina com especial enfoque para os "check-points" – barreiras colocadas por israel para dificultar e em muitos casos inviabilizar a entrada e a saída de Palestianos em Jerusalém.
Para além de se abordarem as dificuldades sentidas no desenvolvimento do trabalho sindical, fizeram-se referências às desigualdades crescentes no meio laboral, designadamente aquelas que envolvem a exploração do trabalhador palestiano, por parte do patronato israelita, com referências exactas à discrepância salarial, as condições de trabalho e aos seus direitos, bem como, exemplos concretos da opressão e agressão diária vivida pelos trabalhadores e suas famílias.
No final do Encontro comemorou-se com o Grupo de Cantares Alentejano da Brandoa, a elevação do "Cante Alentejano" a Património Cultural Imaterial da Humanidade.