Realiza-se, nos dias 16 e 17 de Julho de 2012, em Maputo, Moçambique, o 6.º Congresso da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa.
Serão debatidos, entre outros assuntos, as atividades desenvolvidas desde o último congresso bem como o plano de atividades para o mandato de 2012-2014. Haverá ainda uma discussão sobre o recém-criado Conselho Económico e Social da CPLP, o Estatuto do Cidadão Lusófono e novos pedidos de filiação na CSPLP.
A CSPLP inclui, como membros efetivos, para além das Centrais Sindicais Portuguesas, a maioria das centrais sindicais dos países africanos de língua oficial portuguesa, do Brasil e de Timor-Leste. Conta ainda, como observadoras, com organizações sindicais de Macau e da Galiza.Serão debatidos, entre outros assuntos, as atividades desenvolvidas desde o último congresso bem como o plano de atividades para o mandato de 2012-2014. Haverá ainda uma discussão sobre o recém-criado Conselho Económico e Social da CPLP, o Estatuto do Cidadão Lusófono e novos pedidos de filiação na CSPLP.No final do Congresso, serão eleitos e tomarão posse os novos órgãos diretivos da CSPLP e será discutida e aprovada uma mensagem da CSPLP à Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, que se realiza, também em Maputo, no dia 20 de julho de 2012.A CGTP-IN está representada no 6.º Congresso da CSPLP por Augusto Praça e Carlos Trindade, ambos membros da Comissão Executiva da central.